quarta-feira, 13 de maio de 2009

Software livre ou codigo aberto? Existe diferença?

Pois é, muitas vezes nos confundimos com os milhares de conceitos, com a sopa de letrinhas e com diverssas expecificações que existem no mundo da computação.

No caso entre Software Livre e Codigo Aberto, há pequenas diferenças que faz toda diferença, e para entendermos melhor devemos voltar um pouco no tempo e descobrir como sugiu cada um.

Na decada de 70, acontecia exatamento o inverso do que acontece hoje, softwares eram baratos e hardwares eram caros, com isso a comunidade não se importavam de compartilhar softwares, uma empresa liberava parte de codigo para outra e vice-versa, e assim continuou até a decada de 80 quando o software assim como o hardware passou a se equivaler nos preços altos.

Podemos notar que no principio a liberdade de software (codigo fonte) era muito comum, e várias pessoas se acostumaram com isso, e não se simpatizaram com o pagamento de software. Entre essas pessoas estava Richard Stallman um hacker que fazia parte de uma equipe que trabalhava no Massachusts Institute of Technology (MIT), que tinha (e têm) seus principios baseados na liberdade, para ele software proprietário não permite que pessoas compartilhem conhecimento, não permite ajudar o proximo e incita a competição ao invés da colaboração. Com base em seus principios, Stallman deixou o MIT (justamente por não concordar em usar software proprietário) e criou a Free Software Fundation (FSF) em meados de 80.

Já com FSF criada Stallman desenvolveu licenças para a proteção de softwares livre entre elas a tão conhecida General Public License ou simplismente GPL, na qual protege o software de se tornar proprietário. A qui começa a diferença entre Software Livre e Codigo Aberto ...

Mais ou menos em 1991 um grupo até então da FSF, resolveu criar sua propria licença, por conta de não concordar com a ideologia da mesma. Umas das principais caracteriscas da licença GPL e outras desenvolvidas na FSF, é que software gerado a partir de outro que seja de natureza software livre também deve ser software livre a não ser que seja de uso próprio, ou seja, pai software livre sempre vai gerar filhos software livre. Essa mentalidada incomodava esse grupo que desenvolveu uma licença baseada em software livre mas sem herdar o lado filosófico e pessoal de Richard Stallman, e assim surgiu o movimento Codigo Livre, que permite softwares proprietarios a partir de softwares de natureza Codigo Livre, um bom exemplo disso é a plataforma de desenvolvimento Java que é gratuita e de codigo livre que nos permite criar software proprietario a partir seus recursos.

Com tudo, devemos muito a Stellman que idealizou e colocou em prática a idea de liberdade na comunidade de usuários e desenvolvedores de softwares, sem contar que a partir de suas ideias surgiram outras licenças que visa a troca de conhecimente e a liberdade de escolha. Por isso, sugiro que use e desenvolvam softwares com base em licenças baseadas em Software Livre !!! Té mais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário